A perca de arquivos que por algum motivo foram excluídos ou deletados é com certeza um grande problema, pois a maioria das pessoas utilizam o computador para finalidade profissional, e consequentemente os arquivos salvos tem muitas finalidades, e alguns desses arquivos são praticamente impossíveis de serem adquiridos novamente. Mas nesse caso o ideal é seguir o velho ditado "melhor prevenir do que remediar", visto que um "bug" no sistema não tem hora para acontecer, por isso o ideal é tomar todos os cuidados para não perder seus arquivos.
Excluindo arquivos com segurança
Eletrobras Distribuição Rondônia – 2 Via Boleto Passo a Passo
Muitas pessoas utilizam (shift+del) para excluir os arquivos de seu computador, esse meio é bem mais rápido, pois tira os arquivos totalmente de seu computador, não passando nem mesmo pela lixeira. Porém esse é um método arriscado, visto que algumas pessoas resolvem excluir uma grande quantidade de arquivos somente de uma vez, e o risco de excluir um arquivo importante em seu computador é muito grande.
Nesse caso a principal dica é excluir somente utilizando "delete" sem utilizar o "shift", dessa forma os arquivos serão enviados para lixeira, e posteriormente o usuário poderá entrar junto a lixeira e fazer uma seleção de seus arquivos. Os que realmente devem ser excluídos, pode ser feito a ação de forma permanente, aqueles que não devem ser excluídos, podem ser restaurados e enviados para seu local de origem.
Armazenando seus arquivos com segurança
Eletrobras Amazonas Energia – 2 Via Boleto Passo a Passo
Quando o computador começa apresentar problemas no sistema operacional, o mesmo pode não se iniciar, impossibilitando que a pessoa tenha acesso a algumas pastas, como no caso dos "meus documentos". Existe um pequeno aparelho que possibilita a retirada desses arquivos, porém é necessário ter um pouco de conhecimento, algo que algumas pessoas não tem, e consequentemente ficam impossibilitadas de salvar seus arquivos.
Nesse caso o ideal é salvar em outra participação do HD, na maioria dos casos quem instala o sistema operacional, acaba criando duas partições ou mais (disco C, disco D). O ideal é salvar na participação que não está o sistema operacional, dessa forma quando o sistema der problema, a formatação não irá excluir os arquivos.