Aprenda a trocar uma tomada antiga por uma nova de acordo com o novo padrão estabelecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) com o objetivo de aumentar a segurança.
A nova tomada estabelecida pelo Inmetro possui um recuo na parte central cujo intuito é evitar choque e também sua principal característica é a presença de três furos, e o terceiro furo é o fio terra, componente fundamental para o sistema de aterramento.
Atualmente as lojas precisaram se adequar ao novo padrão e só podem comercializar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que sejam adaptados ao novo padrão do Inmetro. As vantagens do novo modelo é que não apresentam encaixes problemáticos e também evitam desperdício de energia.
Dicas para trocar uma tomada antiga por uma nova
- Primeiramente desligue o disjuntor da casa, mas se souber qual passa pela tomada que deseja trocar, então desligue apenas ele.
- Utilize uma chave de fenda para soltar os parafusos, de preferência com cabo que não conduza eletricidade. - Após soltar o espelho, solte a tomada.
- Para que os fios não entrem em contato e causem curto, procure solta-los da tomada lentamente e deixá-los longe um do outro.
- Caso o circuito consistir de um fio verde, justamente o fio terra, então ele deverá ser conectado ao pino do meio. Mesmo que o sistema não possua esse recurso, a tomada deverá continuar sem, mas poderá contar com os três pontos de entrada.
- Os dois fios restantes (positivo e negativo) devem ser conectados nas duas extremidades da tomada. É fundamental que os parafusos sejam bem apertados com intuito de evitar desperdícios de energia, aquecimento e também curto circuito.
- Atente para que os fios não fiquem soltos.
- Não se esqueça de verificar se a nova tomada está encaixada perfeitamente.
- Após fixar a tomada, coloque o espelho para dar o acabamento final.
- Por fim religue o disjuntor e realize um teste na tomada com intuito de verificar seu funcionamento.
Obs: Atenção com a segurança para evitar qualquer tipo de risco. Se possível empreste ou compre um multímetro para testar a passagem de corrente na nova tomada.
Tag: normas do Inmetro,novo padrão,modelo novo,modelo antigo,trocar tomada,Como