Publicada na revista Nature a pesquisa mostrou que a vacina que atua contra um vírus muito semelhante ao HIV encontrado nos macacos parece ter conseguido erradicar o vírus. A vacina tem como atuante principal um vírus chamado de citomegalovírus que tem algumas semelhanças com o da herpes.
Segundo os dados dos cientistas americanos, dos 16 macacos vacinados durante o estudo apenas nove não apresentaram o vírus da imunodeficência símia (SIV, em inglês). Mas segundo o coordenador da pesquisa, Louis Picker, do Instituto de Vacinas e Terapia Genética no Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, "é sempre difícil afirmar que houve uma erradicação total".
— Sempre pode haver uma célula que não analisamos e que pode conter o vírus. Mas, de uma maneira geral, usamos critérios bem rigorosos e podemos dizer que não havia vírus no corpo desses macacos.
Após a realização de vários testes com animais a pesquisa agora abordará a mesma metodologia utilizada com os macacos, em humanos com HIV.
E-books de Saúde e Bem-estar:
Desde que eu nasci eu ouço falar de pesquisas que prometem a cura definitiva para o câncer. Com o HIV infelizmente essa história vem se repetindo.
ResponderExcluir