Para tanto era necessário uma fiscalização, pois os profissionais formados nestes cursos devem provar que não são meros leigos diante da profissão que vão exercer daqui pra frente, para isso foi criado o Conselho regional de engenharia e agronomia de Minas Gerais, ou Crea.
Como o Crea funciona
Esta instituição foi criada com o objetivo de fiscalizar os novos profissionais que vão ingressar no mercado de trabalho, para regulamentar o exercício e a atividade de profissões ligadas ao desenvolvimento como engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto em nível técnico quanto a nível superior.
Objetivamente este órgão emite uma regulamentação onde, somente os profissionais devidamente cadastrados, possuem o direito de exercer sua profissão legalmente, sendo este documento indispensável para o trabalho sendo a falta dele motivo de multa ou ate prisão alguns casos sendo considerado que sem esta autorização o trabalhador esta exercendo sua profissão ilegalmente sem o devido registro governamental.
Este órgão, sendo publico, tem como objetivo defender as profissões como sendo bens da sociedade, onde sua devida fiscalização impede que leigos assumam papel em profissões que exigem qualificação, isso significa segurança e qualidade nos serviços prestados a nossa sociedade.
Como interagir com o Crea
O conselho possui em seu site uma forma para que os clientes de tais profissionais possam se certificar de que são devidamente qualificados, estando disponível no site (http://www.crea-mg.org.br/Consultas.aspx) dando assim a segurança necessária aos clientes de tais serviços.