Energia Maremotriz - O que é, Benefícios > Mundo Aki

Energia Maremotriz - O que é, Benefícios


Como podemos perceber atualmente, o assunto principal é cuidar do meio ambiente, porém a maioria dos cuidados nos quais temos que nos responsabilizar, além de melhorar a qualidade de vida do planeta, também gera uma boa economia para nosso bolso. Atualmente existem várias formas de economizar e ainda ajudar o meio ambiente, uma das melhores formas é com certeza utilizar as fontes alternativas de energia, sendo esse um método bastante utilizado na atualidade e que pode oferecer muita qualidade, até mesmo porque os equipamentos e tecnologia ligada a esse segmento se desenvolveram muito durante os últimos anos, sendo com certeza uma ótima forma de economizar, utilizando o próprio planeta para criar uma energia limpa.

Energia-da-Maremotriz-O que é Cartão C&A Bradescard - 2 Via Boleto Passo a Passo

Energia Maremotriz - O que é?

Quando falamos em energia limpa, conseqüentemente falamos da energia maremotriz, para quem não conhece, trata-se da energia criada pelas ondas, essa energia é convertida e transformada em energia elétrica, na qual é possível ligar aparelhos e oferecer autonomia de algumas horas, dependendo de sua produção. Lembrando que esse não é o único meio de se gerar energia utilizado a maremotriz, também existe uma diferença entre a maré baixa e a maré alta, onde a quantidade de energia gerada tem diferença, sendo esse também um método de se aproveitar o mar para gerar energia elétrica.

Assim como outras técnicas de criar energia, a maremotriz ainda está em desenvolvimento, por isso existem vários benefícios, mas também devem ser ressaltados alguns pontos negativos nesse tipo de geração de energia. Primeiramente as pessoas devem estar cientes de que as mares não são freqüentes, assim como as ondas também não são, diminuindo a produção de energia ou até mesmo parando essa produção por alguns minutos e até mesmo horas. O rendimento obtido por essa geração de energia ainda é baixo, se tornando um grande problema, sem contar que para funcionar a maremotriz necessita de uma grande quantidade de água.

Cartão Pernambucanas - 2 Via Boleto Passo a Passo

Como Funciona?

Sua forma de funcionamento lembra muito uma usina hidroelétrica, mas com alguns diferenciais. Primeiramente não é criada uma barragem para utilizar todo o potencial da água, sendo criado somente um reservatório no qual também é utilizado turbinas que aproveitam o movimento da água, quando a maré e as ondas passam por dentro desse reservatório, a turbina se movimenta, gerando assim energia. Porém o grande diferencial é que a força da água é utilizada duas vezes, pois a onda vem e depois volta nesse caso a turbina acaba girando para o outro lado e gera energia novamente.

Mas como dito acima, esse sistema de geração de energia ainda está em desenvolvimento, o investimento é muito algo pelo pouco "retorno" que a maremotriz oferece, e consequentemente as grandes empresas ainda não querem investir pesado nessa tecnologia. Mas assim como qualquer outra forma de geração de energia, a maremotriz está passando por mudanças e com certeza futuramente teremos equipamentos que aproveitem bem mais os potenciais dos mares brasileiros, que além de ser belos ainda podem fazer com que a energia seja sustentável.

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário