Coffea Arábica e Coffea Canephora - Diferença, Moagem > Mundo Aki

Coffea Arábica e Coffea Canephora - Diferença, Moagem


O coffea canephora é uma espécie de café bastante conhecida no Brasil, trata-se de uma espécie bastante cultivada, pois consegue se adaptar muito bem ao clima e tipo de cultivo dos brasileiros. Essa espécie também é conhecida como conillon, sendo também cultivado na África Ocidental, sua popularidade é tão grande que um terço do café produzido em todo o mundo são da espécie coffea canephora.

Coffea-arábica-e-Coffea-canephora Cartão C&A Bradescard - 2 Via Boleto Passo a Passo

Já o Coffea arábica é uma espécie natural da Etiópia, trata-se de uma das primeiras espécies de café a serem cultivadas, essa espécie oferece uma fruta de alta qualidade, assim como a bebida que também fica com um sabor bastante diferenciado. Essa espécie é bastante conhecida por ter uma grande variação em seu corpo e também por ter uma grande variação em sua acidez.

A Lavoura

O Café – Espécies de Cafés (Coffea arábica e Coffe canephora); A Lavoura; Secagem; Classificação; Blend; Pontos de torra; Ponto de Moagem;

A lavoura de café é feita com separação de corredores, nesses corredores sempre a um espaço para passar um trator, visando dessa forma facilitar no combate de pragas e também para facilitar no trabalho durante a colheita. Os pés de cafés produzem algumas vezes, depois são arrancados e plantados novamente, sendo necessário ter acompanhamento de um profissional agrônomo, para saber os detalhes sobre nutrientes que a terra precisa e também vários outros fatores que são de suma importância para manter a qualidade na produção de café.

Cartão Casas Bahia Bradescard - 2 Via Boleto Passo a Passo

Secagem

A secagem do café é feito em um local de bastante espaço denominado de terreiro, nesse espaço é colocado uma lona, onde o café é esparramado em uma altura média de 4 centímetros. Durante o período da noite o café é amontoado e coberto com lona para não pegar nenhum tipo de umidade, quando atinge a média de 12% de umidade o café já está seco e pronto para ser armazenado.

Classificação

A classificação do café e feita primeiramente através dos grãos, caso os grãos estejam em seus formatos originais e não tenham praticamente nenhum defeito, ou caso tenha defeito, tudo isso influência em sua classificação. Porém também é colhido 300 gramas desse café beneficiado, através dessa quantidade também é feita uma nova classificação.

Blend

Blend é uma mistura de grãos de café que pode ser feito com a finalidade de oferecer um grande número de variedades ao consumidor, sendo que o pó de todos esses grãos geram um sabor diferenciado no café, beneficiando o consumidor final.

Pontos de torra

O ponto de torra é com certeza uma das principais preocupações, principalmente para a pessoa que está fazendo a torragem do café pela primeira vez, em todo caso você deve estar ciente de que um ponto de torra mais claro acentua o sabor do café, escondendo o sabor amargo. Já um ponto de torra mais escuro, esconde um pouco o sabor do café, acentuando o amargo.

Ponto de Moagem

A moagem depende muito do preparo do café, o mais comum na atualidade é a moagem fina, onde o café é filtrado através de papel ou coador de pano, porém existem outros pontos de moagem, como no caso do café expresso que exigem uma moagem diferente.

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário