Ponto de Moagem do Café - Classificação e Torra > Mundo Aki

Ponto de Moagem do Café - Classificação e Torra


O café é com certeza uma das bebidas mais populares em todo o mundo, por isso a muita curiosidade em relação a suas formas de cultivo e também quais são os devidos cuidados que devem ser tomados para o cultivo desse fruto. Primeiramente vamos falar da lavou de café, na realidade os arbustos de café são bastante resistentes, por isso acabam não dando tanto trabalho como se comparado com o cultivo de grãos por exemplo.

A lavoura conta com um espaço que denominamos de corredor, esse espaço serve para que os trabalhadores possam andar com folga, também serve para que o trator possa dar combate a algumas pragas que oferecem risco a produção do café.

café

Secagem e Classicação

Banco GMAC - 2 via de boleto/fatura passo a passo

A secagem do café é feita após sua colheita, o café deve ser mantido exposto ao sol durante alguns dias, isso acontece no que denominamos de terreiro, que é um espaço feito de concreto onde o café é colocado e depois esparramado numa altura que varia entre 5 a 7 centímetros. Assim o café perde sua umidade e consequentemente seca, porém durante a noite o café é todo empilhado e depois coberto com lona, para que durante a noite não corra o risco de adquirir umidade.

A classificação do café é feita conforme a quantidade de grãos com defeito e também a taxa de impureza que está na estrutura desse café, essa classificação é feita através de 300 gramas de café já beneficiado. Com base nessas informações o café será classificado, sendo uma etapa de suma importância para o agricultor, pois é uma etapa que pode fazer com que o valor do café suba ou baixe, dependendo muito da qualidade da produção e também da classificação no qual esse café irá se encaixar. O café também pode ser classificado já como bebida, sendo outro fator muito interessante.

Pontos de Torra e Pontos de Moagem

Cursos Senac 2014 - Gratuitos, Inscrição

O ponto de torra depende muito de cada café e também do gosto de cada pessoa, o café um pouco mais torrado tem um gosto amargo, pois sua torragem de forma mais intensa reaviva o sabor do café, fazendo com que o mesmo se torne amargo. Uma torragem mais superficial, faz com que o café tenha melhor qualidade e mais sabor, não realçando seu amargo, sendo esse o ponto de torra mais utilizado na atualidade.

O ponto de moagem é uma etapa que gera muitas dúvidas, porém as pessoas devem estar cientes de que a moagem fina é a mais utilizada, sendo ela destinada aos filtros de papel ou de pano. Porém existem outros pontos de moagem, destinados a café expresso e várias outras modalidades de café.

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário