Peixe gigante encontrado na Califórnia pode ser presságio de terremoto



A espécie rara de peixe-remo que habita em águas profundas preocupa moradores da região da Califórnia, motivo seria que o peixe gigante é conhecido por antecipar terremoto. Recentemente o peixe foi encontrado encalhado, tinha por medição 5,4 metros e foi atração no mundo todo, ainda outro exemplar foi visto em outubro na costa do sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Pesquisadores encontram parasitas no intestino de peixe gigante

Essa espécie é conhecida por habitar em águas profundas e observar um desses é considerado raridade na vida de uma pessoa. No entanto poucos estudos foram realizados com este animal, justamente pelo fato de habitar em águas profundas, mas o que mais preocupa a população é o curto período em que apareceram dois peixes-remos, podendo vim a antecipar um terremoto.

Segundo a crença japonesa, esse peixe é popular por ser “mensageiro do palácio do deus do mar”. Sua popularidade se deu depois do terremoto Tohoku que avançou contra a costa do Japão o que deu origem a um tsunami em 2011, foram encontrados cerca de 20 peixes-remos nas praias locais. Não bastasse o Japão, o mesmo fenômeno ocorreu no Chile com aparição antecipada dos peixes.

O especialista Kiyoshi Wadatsumi explicou que devido aos peixes-remos habitarem águas profundas, eles acabam se tornando “mais sensíveis aos movimentos das falhas ativas do que aqueles que vivem na superfície do mar”. Isso esclarece o motivo desses animais estarem relacionados ao prenúncio de terremotos e até erupções vulcânicas.

O pesquisador responsável por avaliar os animais, Philip Hastings, da Universidade de San Diego, afirmou que não existem evidências científicas da relação dessa espécie com os fenômenos naturais. A princípio os peixes pareceram saudáveis, no entanto serão testados sinais de doença e de radiação.

Mesmo que a população acredite se tratar de um presságio com risco de um terremoto avançar contra o litoral da Califórnia, os pesquisadores crêem que os peixes estavam apenas desorientados, por isso tenham ido parar na praia.

Tag: peixe-remo,costa,litoral,prenúncio,Peixe,gigante,Califórnia,presságio,terremoto

1 comentários:

  1. EU ACREDITO QUE SEJA UM PRESSÁGIO, MESMO PORQUE NÃO VEMOS MORTE DE ANIMAIS NOS TERREMOTOS E TSUNAMIS. ACREDITO QUE OS ANIMAIS PRESENTEM OS SINAIS EMITIDOS PELA NATUREZA.

    ResponderExcluir