Educação X ENEM > Mundo Aki

Educação X ENEM


Você acha que uma única prova de ensino médio (ENEM) tem a capacidade de avaliar três anos de estudo? Pois, eu acredito que não, estamos cansados de ver, que todo ano algum cursinho pegou o gabarito ou até mesmo futuros alunos de universidade compram o gabarito. Na realidade a população está cansada de ver a polêmica em torno do Enem, afinal não acho justo que as vagas distribuídas pelo país sejam disponíveis para alunos de todos os estados, sabe por quê? Pois a educação não anda em pé de igualdade para os demais estados, mas você acha que quando planejaram o ENEM pensaram nos estados menos favorecidos e nos alunos que desejam entrar para uma universidade pública, no entanto seus sonhos foram ceifados pelo governo que só pensa na elite.
ENEM vergonha
Eu voto em uma avaliação em conjunto dos três anos de ensino médio do aluno, acredito que assim pode se dizer como uma certa precisão, que o aluno estaria sendo avaliado da forma mais justa possível.
Não é a toa que a educação nos Estados Unidos é uma das melhores do mundo, mas sabe o que o governo diz que não podemos copiar o modelo deles. Acredito que se o método de avaliação é excelente deve sim ser copiado, o que não pode continuar é esse Enem cheio de falhas e que realmente não iguala ninguém.
Então voltando ao processo de avaliação das universidades americanas, já notamos que é totalmente diferente das brasileiras, que bom, pois parece que o Brasil em Educação não pode opinar.
As instituições superiores americanas não realizam um vestibular como no Brasil. Para o ingresso dos estudantes, estes passam por um processo de avaliação do seu histórico escolar.  Ainda é necessário três cartas de recomendação (duas devem ser escritas por professores e a terceira por outro membro da escola, normalmente o diretor, supervisor ou conselheiro educacional). Os alunos também precisam escrever uma espécie de autobiografia, pois a experiência de vida do candidato pesa no processo de seleção.
 Pode parecer algo impossível pro nosso governo, mas não é. Afinal se ele pode injetar bilhões de reais no esporte, por que não investir bilhões na educação e em um processo de seleção melhor?

Tag: universidades,seleção,Estados Unidos,Brasil,Educação,ENEM

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

Um comentário:

  1. Concordo totalmente, porém, acredito que o governo nunca vai investir em educação nesse país, é extremamente confortável para o governo ter uma população mal alfabetizada, pessoas bem informadas questionam mais, cobram mais, "incomodam" mais.

    ResponderExcluir