Em um lago no Acre, ribeirinhos pescaram cardume de peixes-elétricos > Mundo Aki

Em um lago no Acre, ribeirinhos pescaram cardume de peixes-elétricos


O grupo de ribeirinhos levou um susto quando perceberam que estava preso na rede um cardume de poraquês, conhecidos como peixes-elétricos. A notícia foi registrada pela documentarista Jota Cavalcante, na segunda-feira dia 09 de setembro de 2013, mas precisamente no município de Sena Madureira (AC).

poraque

Curiosidade das Religiões – Mórmons, Espiritismo, Maçonaria

Segundo a documentarista, assim que a pescaria começou os espécimes foram capturados, sendo um adulto e outros 12 filhotes. Quando os ribeirinhos perceberam o ocorrido interromperam a pescaria e devolveram ao lago os peixes-elétricos.
.
A bióloga e gerente do Parque Chico Mendes no Rio Branco, Joseline Guimarães confirmou após analisar as fotos que realmente se tratavam de poraquês (peixes-elétricos).
"Podem ser chamados também de enguias elétricas e tem o nome científico de Electrophorus electricus. São peixes que podem ser encontrados em rios e lagos, ocorrem na bacia amazônica e em quase toda a América do Sul. São famosos pela sua capacidade de emitir descargas elétricas, que são usadas na captura de presas e para defesa contra predadores", explica.

E de acordo com a biólogo, o tamanho do animal interfere na sua potência, ou seja, quanto maior o peixe-elétrico maior será a descarga elétrica.
"Os poraquês alimentam-se preferencialmente de peixes, mas podem variar com pequenos anfíbios, aves e até mamíferos, e por serem respiradores aéreos, de vez em quando sobem à superfície. Podem chegar até 2,5 m de comprimento", conta.

Tag: lago,Acre,cardume,elétricos

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário