Dicas para fazer uma boa redação > Mundo Aki

Dicas para fazer uma boa redação


O maior medo de todos os estudantes com certeza é na hora de escrever uma redação, pois nos vestibulares um dos critérios de maior pontuação é a temível redação. Se o candidato não atinge uma nota na redação é desclassificado, mesmo que tenha tirado notas excelentes nos demais conteúdos. Pensando nisso separamos algumas dicas que devem ser seguidas à risca para que possa fazer uma boa redação e conseqüentemente obter uma nota classificatória.

redação

Veja algumas dicas para escrever uma boa redação:

1. Evite colocar palavras difíceis, a não ser que saiba a forma correta de usá-la. Dê preferência para uma linguagem mais simples.

2. Se você não tiver um fundamento embasado então evite colocar críticas, muito menos sem um objetivo. Procure destacar soluções coerentes em relação aos problemas levantados, mesmo que a análise seja baseada em fatos ou acontecimentos reais.

3. É proibido o uso de palavrões, procure evitar gírias, jargões e coloquialismo.Não-as-gírias

4. A linguagem de internauta que você usa no Facebook e outros sites de bate-papo, só devem ser usadas para este fim. Então não abrevie palavras como: vc, qdo, tc, entre outras.

Obs: Exceção pala a palavra et cetera que pode ser usada como etc.

5. No mesmo parágrafo, não faça repetições exageradas, pois dessa forma o texto fica pobre e o leitor verificará que tem pouca informação ou que você tem pouco conhecimento. Procure usar alguns sinônimos, como por exemplo: menino, garoto, moço.

6. De preferência seja claro e objetivo, não deixe que o assunto fique cansativo para o leitor, não fale do mesmo assunto várias vezes. Como todos dizem é melhor qualidade do que quantidade, por isso escreva sobre algo que tenha conhecimento, ou junte peças que lembre sobre o tema abordado para a redação.

7. Não se esqueça das regras básicas, como: o cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios, cidades, estados e países etc.

8. Quando terminar uma idéia coloque um ponto final e não uma vírgula, dessa forma evita que você se perca no texto.

9. Um erro muito comum é na hora da concordância verbal, por isso faça-a corretamente. Se ficar em dúvida, então leia a oração e identifique o sujeito, ou seja, quem pratica a ação.

10. Reserve um tempo para corrigir o seu texto, nada melhor do que identificar seus erros e poder corrigir.

Estude o conteúdo programático do vestibular ou concurso em questão, verifique atentamente as regras, siga criteriosamente as normas e terá uma boa pontuação.

Tag: Dicas,redação,concurso,para,vestibular,enem

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário