Feridas na Boca - Dicas, Cuidados, Como Tratar > Mundo Aki

Feridas na Boca - Dicas, Cuidados, Como Tratar


Feridas na boca são muito comuns e causam bastante desconforto, pois, a boca é uma área muito sensível e qualquer feridinha causa aquela dorzinha chata que tanto incomoda. As mais comuns que costumam acontecer são as aftas, candidíase e herpes labial. As aftas são as que acontecem com mais frequência, se trata de uma lesão ulcerativa da mucosa oral, pode aparecer na parte interna dos lábios, bochechas e língua, suas causas ainda não são totalmente comprovadas, mas é pensado que são causadas por fatores psicológicos e por ingestão de alguns alimentos.


A Candidíase é causada por um fungo onde há o surgimento de uma placa esbranquiçada na mucosa oral ou sobre a língua e é causada por disfunções no sistema imunológico. Já a herpes é causada por um vírus e que se dá pelo aparecimento de vesículas que se rompem, originando uma ulceração que afeta o palato, gengiva e língua, além dos lábios também.

Tratamentos possíveis

Aftas – a afta costuma sumir sozinha, mas caso necessite de um tratamento pode ser feito com elixir de lidocaína ou a aplicação de carboximetilcelulose, a inflamação resultante das úlceras pode ser reduzida através da aplicação de uma pomada de antiinflamatório.

Herpes – O tratamento da herpes deve consistir na melhora do sistema imunológico e combate ao vírus, que pode ser feito com o uso de vitamina C e aminoácidos, e para controlar o vírus pode ser usada uma pomada ou emulsão que ajudam a controlar o desenvolvimento do vírus e cicatrizar as lesões mais depressa.

Candidíase – O tratamento pode ser feito pela aplicação de antifúngicos, mas apenas se a candidíase estiver presente apenas no sistema oral.

Seja qual destes for o seu problema, podem ser evitados com a higiene bucal e é sempre bom também consultar um medico para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso. 

←  Anterior Proxima  → Página inicial
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário